Ford Focus chega reestilizado em novo lançamento

29/06/2015 - 21h27 - Atualizado em 29/06/2015 - 21h32
Autor: Lui Lima Machado | [email protected]

Modelo 2016 ganhou mais equipamentos e manteve o preço, entre R$ 69.900 e R$ 95.900

NovoFocus2016-TitaniumPlus-73O carro, que perdeu as opções mais básicas, terá cinco versões custando entre R$ 69.900, no modelo de entrada Focus SE 1.6, e R$ 95.900, na versão topo Focus Titanium Plus 2.0 AT. Além de remodelar o visual e aumentar os itens de segurança de série, a estratégia será fidelizar o cliente através de uma pré-venda exclusiva para quem já tem um modelo antigo. Visual

É evidente que o visual do novo Focus mudou diante do modelo anterior. Destaque para a nova grade, em formato trapezoidal (marca registrada da família global da Ford), mais alta e alongada. Os faróis ficaram mais expressivos, graças ao novo desenho horizontal, com luzes diurnas em LED. Na traseira, as lanternas foram redesenhadas e, assim como os faróis, exibem um trabalho sofisticado.

Interior Ford Focus_05O interior reforça a sensação de esportividade, com bancos e volantes em couro desde a versão SE Plus 1.6. Entretanto, o que chama a atenção é a funcionalidade do cockpit, que está mais intuitivo.

Outra grande novidade é o sistema de estacionamento automático, presente na versão topo de linha. Ele ajuda a fazer balizas em vagas perpendiculares e na saída de vagas paralelas. O sistema utiliza-se de sensores que calculam o espaço disponível e o ângulo correto para manobra.

Em todas as versões, o modelo possui como itens de série o sistema de conectividade SYNC. A versão Titanium também traz tela de 8 polegadas, sistema de navegação, comandos de voz para áudio, telefone, navegador, entre outros.

Segurança

Em termos de segurança, conquistou a classificação máxima de cinco estrelas do Latin NCAP. Nesse quesito, a maior novidade é o sistema de frenagem autônomo, que reduz a velocidade do veículo ao detectar uma colisão iminente.

Andando

Focus Hatch_03Testamos a versão Titanium Plus. Em termos de conforto, o carro realmente não deixa nada a desejar. A ergonomia do banco e a facilidade de mexer e configurar as funções do carro ajuda muito.

O modelo é bastante estável em curvas fechadas, mesmo em velocidades altas. Isso, muito provavelmente, graças ao aumento da rigidez e ao aprimoramento do sistema de suspensão independente nas quatro rodas. Ter o carro tão “na mão”, entretanto, tem um preço. A carroceria mais rígida deixa os ocupantes mais suscetíveis aos solavancos do caminho.

O desempenho deixa um pouco a desejar. Não que o carro seja fraco. O motor 2.0 entrega bem os 178/175 cv de potência com etanol e gasolina, mas as respostas são lentas. A impressão é de que a transmissão automática não tenha ficado tão precisa nas trocas de marchas.

Porém, o Focus traz conforto, segurança e interatividade. Se levarmos em consideração o preço, pacotes de itens e desempenho, o carro é um grande acerto da Ford.

Versões

Ford Focus SE 1.6

Preço – R$ 69.900. Tem assistente de partida em rampas, aviso de pressão baixa nos pneus, sensor de chuva, freios a disco, acendimento automático dos faróis, sistema multimídia com conexão bluetooth, duas entradas USB e sistema AppLink.

Focus SE Plus 1.6

Preço – R$ 71.900. Todos os equipamentos da versão anterior, mais: rodas de ligas 17”, airbags laterais, bancos em couro, sensor de estacionamento traseiro, controle de velocidade de cruzeiro, limitador de velocidade e ar dual zone.

Focus SE Plus 2.0

Preço – R$ 78.900. Motor 2.0 Direct Flex, transmissão sequencial 6 velocidades, paddle shift.

Focus Titanium 2.0 AT

Preço – R$ 86.900. Rodas de liga leve 17” exclusiva, airbags de cortina e assistência de emergência.

Focus Titanium Plus 2.0 AT

Preço – R$ 95.900. Assistente de frenagem autônomo, faróis bixenon adaptativo, sistema de estacionamento automático para vagas paralelas, perpendiculares e saída de vaga paralela, espelhos com rebatimento elétrico, banco do motorista com ajuste elétrico, teto solar.


PUBLICIDADE

Classificadões A Gazeta Copyright 2014. Todos os direitos reservados.