Cantinho climatizado no décor

8/07/2015 - 20h21 - Atualizado em 8/07/2015 - 20h25
Autor: Paula Gama | [email protected]

Adegas refrigeradas ou secas dão charme a casa e podem ser feitas em qualquer espaço

Não há nada mais funcional para quem gosta de servir um bom vinho quando recebe amigos e familiares em casa do que ter um canto especial para acomodar as garrafas e os utensílios. Além de facilitar o manuseio da bebida, o espaço mantém a casa organizada e pode dar um toque de estilo à decoração.

Por esse motivo, decoradores e arquitetos estão inovando cada vez mais em seus projetos e, para atender aos anseios de seus exigentes clientes, estão incorporando adegas personalizadas nos ambientes sociais e comuns da casa.

Tipos

Existem dois tipos de adegas: seca e refrigerada. “A refrigerada é aquela geladeirinha comprada em lojas de eletrodomésticos. Esse tipo de adega possui variados tipos de tamanho que a gente consegue adaptar, por exemplo, em um armário ou num cantinho da decoração”, afirma a arquiteta Nathália Otoni.

Adaptar uma adega seca em casa pode ser mais fácil, pois é possível aproveitar pequenos espaços. “Pode ser em uma estante ou em um armário embutido. O importante é caber e ter a profundidade para colocar a garrafa de frente ou de lado. Dessa forma, conseguimos fazer uma adega seca em espaços limitados. Dá até para transformar um nicho inutilizado em uma elegante adega seca”, orienta Luciana Araújo, do escritório Óbvio Arquitetura.

O arquiteto Bruno Garcia Athayde dá outras sugestões para espaços pequenos. “Nesse caso, os móveis planejados são a melhor opção”. Já em áreas com mais espaço, é possível fazer um barzinho, com outras bebidas e objetos decorativos, como vasos e rolhas.


PUBLICIDADE

Classificadões A Gazeta Copyright 2014. Todos os direitos reservados.