Acerte na hora de escolher um imóvel usado para comprar

24/03/2016 - 17h16 - Atualizado em 24/03/2016 - 17h16
Autor: Paula Gama | [email protected]

Especialistas listam o que é importante observar antes de assinar o contrato

casaUm erro ao escolher o imóvel pode gerar transtornos por vários anos. Por isso, fazer pesquisas é a melhor forma de garantir o bem-estar da família. Especialistas alertam sobre o que observar antes de comprar de uma unidade usada.

Os imóveis antigos devem ser analisados com atenção, já que são mais propensos a problemas estruturais e de documentação. O primeiro passo é analisar a localização. “É importante entender se o local atenderá a família e não causará problemas. Quem não quer conviver com barulho não deve morar próximo a barzinhos e casas de show. Também é preciso verificar se há serviços básicos na vizinhança, como escolas, padarias e supermercados”, aconselha, Gilmar Custódio, diretor da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Espírito Santo (Ademi-ES).

Escolhido o local, é hora de verificar a unidade. Segundo o consultor imobiliário Welton Souza, é interessante levar profissionais ao imóvel para conferir a estrutura. “Em um cenário ideal leva-se engenheiro, bombeiro hidráulico, eletricista para uma vistoria. Mas a maioria não faz isso, então, verifique possíveis manchas de mofo, rachaduras e problemas no piso. Veja se está tudo funcionando”, afirma.

Gilmar orienta ainda que o interessado faça várias visitas à unidade. “Vá ao local em diferentes horários, para saber como é a ventilação durante todo o dia. O futuro comprador também deve fazer uma pequena pesquisa com os moradores do condomínio, perguntar sobre o local, a conservação e se há alguma previsão de obras no residencial, já que elas podem acarretar taxas extras. As perguntas também podem ser feitas ao síndico”.

Outra dica é conferir a situação jurídica. “A documentação do imóvel deve ser avaliada com muito cuidado, assim como a do proprietário. Observe se não há nenhum processo judicial envolvendo o bem ou nada que possa comprometê-lo. Em geral, as imobiliárias ajudam nesta tarefa, mas o cliente pode fazer consultas no Cartório de Registro de Imóveis”, informa o consultor imobiliário Marco Terra.

 Cuidados

Localização
Analise a localização da unidade e se há serviços básicos na vizinhança, como escolas, padarias e supermercados.

Avaliação técnica
Se possível, leve engenheiro, bombeiro hidráulico, eletricista para avaliar o imóvel. Observe se há manchas de mofo, rachaduras e problemas no piso, por exemplo. Veja se as instalações hidráulicas e elétricas estão funcionando.

Credibilidade
Os mais cautelosos podem pesquisar sobre a construtora responsável pelo prédio, se tem credibilidade.

Visite
Vá ao local em diferentes horários, verifique a ventilação, barulho.

Peça opinião
Converse com moradores e com o síndico, pergunte sobre o local, a conservação e se há alguma previsão de obras.

Documentação
Com a ajuda da imobiliária, verifique a documentação do imóvel, assim como a do proprietário.

Regras
Leia o Regimento Interno do condomínio e saiba se ele se encaixa com as suas necessidades básicas.

Fonte: especialistas entrevistados


PUBLICIDADE

Classificadões A Gazeta Copyright 2014. Todos os direitos reservados.